Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais, Jaraguá do Sul, Santa Catarina, 2011


Vista Sul

para projetar slides, clique nas imagens
para zoom, abra a imagem em nova guia

O partido arquitetônico proposto nesse projeto fundamenta-se na imagem simbólica de uma tríade – saúde, segurança e leveza, que devem caracterizar a base institucional de um edifício de servidores públicos. Essa imagem consiste basicamente em dois fatores: a intersecção de duas lâminas perpendiculares, intercaladas pelo caixa de circulação vertical – monolito, e nas nuances espaciais entre os planos envoltórios que configuram as lâminas. A fachada principal demarca a relação entre a significação visual ISSEM – segurança, e a superfície matizada em tons de verde – saúde, que flutua e se conecta ao monolito.


Vista aérea

A distribuição do programa no lote teve como premissa a permeabilidade entre as massas construídas, com o objetivo de garantir um ótimo desempenho dos aspectos ambientais – energéticos e ergonômicos. A iluminação e ventilação natural dos espaços construídos foi uma das principais diretrizes do projeto, podendo ser considerada determinante para a configuração apresentada.

Área construída total: 2.000,00 m²

Desempenho energético e método construtivo

Esse desenho busca a sinergia entre a construção e o meio ambiente, por meio de recortes, preenchidos e vazados. O sombreamento vazio do térreo, proporcionado pelos pilotis, gera o fluxo aeróbico do conjunto. Além disso, a implantação faceada em vedações com espaçamentos abertos horizontais e verticais, brises descolados da laje, favorece a ventilação cruzada através dos ventos predominantes na região. Essa escolha maximiza a transpiração do edifício e minimiza a necessidade de ar-condicionado. Com o devido controle no tratamento das vedações, conseguimos o equilíbrio para um clima interno iluminado, arejado e protegido passivamente. Propõe-se a instalação de placas fotovoltaicas para a geração de eletricidade e a captação de águas pluviais para reuso. A proposta geral do projeto considera as diretrizes bioclimáticas para um desempenho energético eficaz e eficiente do conjunto construído.


Vista interna

A questão da minimização dos resíduos de obra foi também condicionante nas especificações construtivas. Assim, devido às várias fases de construção, optou-se pela utilização da pré-fabricação de todos os subsistemas construtivos: estrutural, vedação e cobertura, bem como as demais infra-estruturas técnicas. Dessa maneira, procura-se minimizar tanto o impacto sobre os usuários que conviverão com a obra quanto à geração direta e indireta de resíduos. Recomenda-se uma construção o máximo “seca”, inclusive em termos de canteiro de obras. Opta-se assim pelo sistema estrutural misto em concreto armado – embasamento da construção e pilares, e aço – vigamento. Esse sistema integrado é “leve” e conta com agilidade e rapidez de execução. O sistema de cobertura vegetal, por outro lado, auxilia na redução da temperatura interna e externa às edificações, propiciando um microclima confortável, reduzindo a necessidade de ar-condicionado. A escolha dos sistemas construtivos de vedação horizontal e vertical tomou como parâmetros os critérios do selo PROCEL Edifica – planos envoltórios, iluminação e condicionamento de ar.