Novo Ginásio Ives Tafarello, Osasco, 2011


Vista Oeste

para projetar slides, clique nas imagens



Cortes 3d


Vista Sudeste

MEMORIAL DESCRITIVO

MISSÃO

O projeto do Novo Ginásio Ives Tafarello é uma iniciativa da prefeitura de Osasco, cujo foco principal é projetar a cidade como pólo esportivo de talentos para as Olimpíadas 2016. Em escala urbana, o objetivo deste projeto é pontuar um novo centro-modelo para a recepção e prática de esportes, oferecendo um espaço público de qualidade ambiental e arquitetônica. Na escala do lugar, propõe criar um novo marco de identidade para a comunidade do bairro Jardim das Flores.

VISÃO URBANA

O terreno do projeto faz parte do Parque Dionísio Alvarez Mateos, no limite entre o setor oeste do parque e o bairro. Atualmente esse limite é mais uma barreira do que uma entrada, ou uma saída (exit: êxito). Vislumbramos com isso o potencial do projeto como ponte de conexão entre o bairro e o parque, garantindo assim conforto, segurança e bem estar no acesso e uso de ambos os equipamentos.

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR

O terreno faz frente com a Avenida das Flores – por onde se dá o acesso de pedestres, fazendo esquina com a Rua Angélica (ver FL2/10 - Implantação). O acesso de veículos se dá por uma rua interna que faz ligação com a Rua Mimosa, perpendicular à Avenida das Flores.
A área total do terreno é de 4.460,00 m². Nele está o ginásio existente, com área de aproximadamente 1680,00 m², circundado por 38 árvores. Deverá ser realizada a demolição do ginásio e o remanejo de 25 dessas árvores, possivelmente para a área contígua do parque. Tais medidas devem ser discutidas posteriormente junto à prefeitura. A área do parque – inclusive o terreno, integra a Zona de Uso Institucional Z-1 no Plano de Uso e Ocupação do Solo da Cidade, e seus parâmetros de ocupação passam por análise caso a caso.

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO E DA PLANIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE NECESSIDADES

O projeto prevê nova área construída de 4.440,00 m², gerando Coeficiente de Aproveitamento = 1, e área ocupada no terreno de 3340,00 m², com Taxa de Ocupação equivalente de 75%. O projeto prevê a nivelação do terreno em um único platô na cota de piso acabado na  cota 97,00.
A implantação é constituída pelo grande pavilhão de esportes, com eixo principal leste-oeste. Esse pavilhão pode abrigar diversas modalidades de esportes: futebol de salão, vôlei, basquete, handebol, ginástica olímpica e judô, entre outros. Além disso, contempla os parâmetros para competições oficiais internacionais, a saber: quadra poliesportiva de 20 x 40 metros, recuos obrigatórios e pé-direito livre de 10 metros. As arquibancadas – com capacidade para 936 pessoas, possuem acesso simples e universal, e do mesmo modo rotas de saída de segurança eficientes. A inclinação da arquibancada foi definida para uma curva de visibilidade ótima, e a locação de assentos para pessoas com cadeiras de rodas segue os parâmetros do Green Guide – documento internacional de referência para gerenciamento de eventos esportivos.
Amalgamado ao pavilhão de esportes, no setor sul do terreno está o Bloco-servidor, com as áreas de distribuição (Nível Térreo), técnicas (Nível Quadra) e administrativas (Nível Mezanino):
O Nível Térreo (cota 101,00) conta com acesso principal por rampa (i: 8,33%), a partir da calçada pública (cota 100,30). Junto à entrada principal estão os sanitários para público geral, bem como uma lanchonete com cozinha e uma sala para atendimento geral e bilheteria. Essa sala também serve de controle à circulação vertical, que leva aos usos específicos dos outros níveis;
No Nível Quadra (cota 97,00) encontra-se o acesso secundário – reservado e técnico, para veículos e comissões de esporte, aproveitando a característica existente da rua interna. Esse nível conta com quatro vestiários, academia de musculação, e oitos salas multiuso, que poderão servir aos seguintes usos: atendimento de fisioterapia e nutrição, salas para comissões técnicas, salas de aula e oficinas, almoxarifado e depósito;
O Nível Mezanino (cota 105,00) foi projetado em planta livre para atender a equipe administrativa. O detalhamento de projeto para o lay-out ocupacional deve ocorrer em projeto pré-executivo, após aprovação do projeto básico.
As escolhas dos elementos de vedação e cobertura (cota 109,00) objetivaram maximizar o conforto ambiental e a eco eficiência, através da ventilação e iluminação natural, utilização da energia solar e reaproveitamento de águas pluviais e servidas.
Todos esses critérios buscaram otimizar as instalações do centro de treinamento, provendo condições ótimas para usufruto de espetáculos esportivos, bem como seu controle e gerenciamento, além de desempenhar ótima performance de gestão do espaço, através da correta articulação espacial entre as diversas funções.

FUNDAÇÕES

Para estimativa de custos, foram prevista fundações profundas de estaca tipo Hélice, tendo como referência os pontos de pilares e de paredes estruturais. Para a construção deve ser realizado o projeto estrutural, contemplando o levantamento e estudo geotécnico do terreno.

ESTRUTURA E COBERTURA

A estrutura é constituída por pilares de concreto pré-fabricado de seção circular em todo o conjunto. O pavilhão de esportes prevê estrutura de cobertura com treliças metálicas e telhas com tratamento termo-acústico, caracterizando aberturas para iluminação e ventilação natural. A estrutura das arquibancadas é composta por paredes estruturais em concreto armado. Todas as lajes foram pré-dimensionadas como lajes mistas em painéis treliçados, pré-fabricadas. As vigas de sustentação do bloco-servidor são de perfil metálico em aço. Essas escolhas levam em consideração a rapidez e limpeza construtiva, minimizando o tempo de obra e a gestão de resíduos.

FACHADAS

As peles externas de vedação são constituídas por chapas de policarbonato celular translúcido em três cores – vermelho amarelo e bronze, e transparente. Essas peles “envelopam” os pilares perimetrais da construção, hora interna hora externamente. Esse jogo cria relações espaciais ricas em termo de relevo, ritmo e textura, configurando a principal concepção estética da edificação.

DIVISÓRIAS

Foram previstas paredes de alvenaria em tijolo cerâmico para as áreas molhadas e paredes de drywall para as áreas secas. Essa escolha permite a flexibilidade e alterações na modulação interna proposta.

PISOS

Para a quadra poliesportiva e área contígua de treinamento foi previsto piso flutuante de madeira com câmaras de amortecimento, pela sofisticação e nobreza e funcionalidade do material. Para os demais pisos secos foi prevista a aplicação de tecnocimento em cimento queimado, tanto por sua resistência mecânica como pelas qualidades visuais do material – que sugerem despojamento e fluidez.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS, ELÉTRICAS E DE AR-CONDICIONADO.

A previsão de implementação dessas instalações foi um critério observado no dimensionamento projetual. Porém foi prevista no projeto apenas a área técnica para instalação do quadro central elétrico e shaft vertical para passagem e controle hidráulico. Entendemos que a especificações de projeto para essas instalações devem ocorrer em projeto pré-executivo, após aprovação do projeto básico.